sábado, 23 de outubro de 2010

Polenta com Molho de Algas

Polenta é um prato muito prático, mas exige experiência associada com observação. No Rio Grande do Sul experimentei as melhores polentas de minha vida, tanto doces quanto salgadas. Minha saudosa avó utilizava aquelas formas de buraco no meio que servem para grandes bolos para o café da tarde. A polenta ficava muito firme e brilhosa, mais parecendo um fofo bolo de milho.

Para tentar produzir a mesma, vamos utilizar 2 xícaras de farinha de milho fina, 1 colher de chá de sal marinho, 4 xícaras de água, 6 rodelas de alga kombu, ½ cebola picada, 1 pitada de cominho em pó, 1 xícara de shoyu e 1 colher de chá de gengibre ralado.

Misture a farinha de milho, a água e o sal em uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo com uma colher de pau , até que a polenta se torne sólida. Desejar, utilize a histórica forma de buraco!

Para preparar o molho, refogue a cebola no óleo quente, até que doure e acrescente os demais com exceção do shoyu. Agora refogue por mais uns 5 minutos, acrescendo um pouco de água caso o preparo seque. Então, despeje o shoyu e deixe refogar por mais 1 minuto.

Aplique este delicioso molho sobre a polenta e sirva quente, acompanhada de folhas roxas e rabanete picado. É uma ótima combinação de elementos, tornando-se um prato apreciável por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário