sábado, 23 de outubro de 2010

Painço

Se você imagina que painço é comida apenas de passarinho, errou. Na verdade, essa sementinha fantástica é utilizada para consumo humano há milênios por muitos povos. É muito rico em sílica e flúor natural, o que o torna um alimento potencialmente anti-cárie. Para utilizar o painço como alimento ou acrescentá-lo na farinha múltipla, após deixa-lo de molho por 24horas, você deve tostá-lo por alguns minutos em panela grossa, mexendo com colher de pau, cuidando para não queimar ou escurecer. 
O ideal na tostagem é quando os grãos começam a e dar pequenos estalos. Após resfriar você deve moê-lo ao liquidificador, acrescentar uma pitada de sal marinho e guardar em um vidro bem fechado. Por ser o mais alcalinizante de todos, é recomendado para problemas de pele. Também a riqueza em fósforo torna o painço um alimento especial para quem sofre de astenia, depressão nervosa e fadiga mental. Além do precioso fósforo, encontramos no painço muito magnésio e ferro. 
Considera-se que esse cereal seja a melhor fonte de vitamina A (regeneração celular). O painço, apesar de esquecido por muitas populações, tem a reputação de impedir o aborto, suprir as deficiências da gestante e reforçar as defesas naturais.


Um comentário:

  1. Moro em Bsb e estou procurando painço nas casas de produtos naturais para comprar. Contudo, ainda não consegui encontrar em lugar algum.
    Acaso poderiam me ajudar a encontrar o referido cereal, pois gosto muito da salada de painço, como sei bem do quanto é saudável.
    Grata, Márcia

    ResponderExcluir